Categorias

Fundador do Twitter anuncia sistema de pagamento

Criador do Twitter promete sistema de pagamentos
Jack Dorsey, fundador e presidente do site de microblogs Twitter, anunciou nesta quarta-feira que está trabalhando num sistema de pagamento através do celular ou do notebook mediante um leitor de cartões que se cenectaria diretamente a esses aparelhos.

Dorsey fez esse anúncio durante a conferência LeWeb, que reúne até quinta-feira, em Paris, cerca de 2 mil participantes relacionados com o mundo da internet (empresas, investidores, blogueiros, etc.), ao qual também assiste Chad Hurley, co-fundador e presidente do site YouTube, e Marissa Mayer, vice-presidente do Google.

A invenção, que foi batizada de “Square” (quadrado), pretende principalmente facilitar os pequenos pagamentos. “Por exemplo, o pagamento de uma babá por hora ou do professor de golfe”, explicou Dorsey. O sistema funciona quando se conecta um pequeno cubo de plástico negro à entrada do microfone do celular ou computador: o usuário introduz então seu cartão na ranhura do cubo para que este o leia.

O fundador do Twitter acredita que o método de pagamento tem um enorme potencial e poderá ser utilizado por todo mundo, dos pequenos comércios aos particulares. O cubo negro será distribuído gratuitamente, via internet ou em lojas.

Ele espera lançar o serviço nos EUA em março de 2010, antes de estendê-lo a outros países. Agora está sendo testado em cidades como Nova York ou San Francisco.

Dorsey assinalou ainda que sua empresa trabalha para garantir a segurança do sistema, que se baseará simultaneamente no correio eletrônico, foto ou assinatura. Para cada transação, será doado um centavo a uma associação de caridade.

Com informações de Terra.