Categorias

Gadget da semana: Oculus Rift ressuscita uso de realidade virtual em jogos

O conceito de realidade virtual vem sendo um sonho para desenvolvedores e jogadores. Alguns até tentaram, com capacetes que prometiam a experiência surgindo por diversos cantos nos anos 1990, mas faltava realidade nos acessórios, que consistiam apenas em visores com pequenas telas de LCD voltadas para os olhos, deixando faltar a sensação de imersão.

Hoje, anos depois de todos deixarem de lado o sonho da realidade aumentada, uma startup decidiu tentar mais uma vez e acabou tendo mais sucesso do que achava: a empresa Oculus VR passou meses melhorando seu dispositivo e hoje finalmente conseguiu encontrar um exército de fãs e gamers que podem dar ao Oculus Rift o impulso que ele precisa.

Oculus Rift combina alta tecnologia e comodidade
Oculus Rift combina alta tecnologia e comodidade

A empresa de jogos ressuscitou o mercado de realidade virtual quando o fundador, Palmer Luckey, deu um protótipo de seu Oculus Rift, gadget parecido com um óculos, para a lenda de games John Carmack, que acabou falando nada além de elogios sobre o dispositivo. A partir daí, Luckey lançou uma campanha para terminar o Oculus e acabou arrecadando US$ 2,4 milhões. O gadget começou a ser vendido recentemente para desenvolvedores por US$ 300.

Mas afinal, o que é o Oculus Rift?

O Rift é um headset que apresenta um campo de visão de 110 graus (o padrão do mercado é de apenas 40 graus). Com isso, o usuário não estará posicionado apenas em frente a uma tela, ela estará em volta do jogador, proporcionando a ilusão de que ele está dentro do game.

Para conseguir um efeito de imersão tão grande, o aparelho utiliza uma tela de 7 polegadas, que atualmente tem 1280×800 de resolução (a versão final deve trazer uma tela Full HD). A imagem, por sua vez, é dividida em duas partes, uma para cada um dos olhos.

Headseat terá tela Full HD em breve
Headseat terá tela Full HD em breve

O headset é muito leve e foi feito de forma que, mesmo usando óculos, o usuário consegue usar o dispositivo. A versão final do gadget promete ainda vir com ajuste de foco e distância da tela, assim o gamer talvez nem precise usar óculos ao jogar.

A empresa ainda não lançou uma versão do Oculus para o consumidor final, mas afirmou que está trabalhando para fazer isso o mais rápido possível. Enquanto isso você pode conferir um pouco da versão para desenvolvedores no vídeo abaixo, onde o youtuber PewDiePie testa o Oculus no jogo Slender Man: