Continuando com nossa seleção de games, aplicativos e cursos na área de tecnologia para ocupar a garotada durante as férias, vamos agora abordar uma outra faixa etária.
Existe também muita coisa bacana que pode ser utilizada para divertir e ensinar crianças de 5 a 10 anos durante o período das férias escolares. Jogos, aplicativos diversos, cursos, etc. Ótimas maneiras de fazer com que as crianças mantenham a mente ocupada ao mesmo tempo em que aprendem, brincam, se divertem.
Não deixe de dar uma olhada, por falar nisso, em nossa seleção para a faixa etária “0 a 4 anos”. Alguns dos jogos e aplicativos que constam ali podem também cair no agrado de meninos e meninas entre 5 e 10 anos de idade. Mas vamos lá.
Games e aplicativos
1) Clash of Clans
Um dos melhores jogos de estratégia para dispositivos móveis, Clash of Clans é também uma maneira divertida e interessante de iniciar a criançada no universo dos RTSs e similares. O jogador deve cuidar de uma vila, fazer com que ela prospere e também gerenciar recursos. Isto além de melhorar as construções e defesas da vila, claro.
Uma grande variedade de construções pode ser erguida, desde coletores de elixir (um dos principais recursos que devem ser extraídos – necessário para a evolução de quartéis e outros elementos) até minas de ouro (outro recurso também importantíssimo) e armadilhas e estruturas de defesa.
Jogadores reais atacam uns aos outros, a qualquer hora do dia ou da noite, daí a importância de manter a vila sempre atualizada, protegida, cheia de defesas (arqueiros, magos, canhões, morteiros, etc). Os muros também podem (e devem) ser aprimorados, para dificultar a entrada dos invasores, os quais podem vir tanto por terra quanto pelo ar.
Clash of Clans é um título bacana demais, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android. Só tome cuidado com as compras dentro do aplicativo.
2) Meu Malvado Favorito: Minion Rush
Meu Malvado Favorito: Minion Rush, da Gameloft, é um jogo de corrida infinita, um runner, de primeiríssima qualidade. Quem não conhece os fiéis e engraçadíssimos minions do “vilão” Gru? Neste jogo, é preciso utilizar a tela de toque e também movimentar os dispositivos, em algumas fases, para que o minion sob controle do jogador mude de lugar na pista, salte, deslize e realize várias outras manobras enquanto corre.
Diversos itens podem ser coletados durante a corrida, os quais conferem ao personagem poderes bastante especiais (ele pode inclusive virar um gigante que vai “varrendo” tudo pelo caminho). O jogo é bastante inspirado, colorido e com gráficos muito bonitos.
Jogar outros minions para fora da “pista” também aumenta a pontuação, pois, como sabemos, estas pequenas criaturinhas amarelas loucas por bananas estão sempre competindo entre si, sempre brigando, em momentos também muito hilários.
No jogo a criançada também pode correr através de diversos locais vistos no filme, como por exemplo o laboratório do Gru. Baixe gratuitamente para Android, iPhone, iPad, iPod Touch e Windows Phone.
3) Minecraft – Pocket Edition
O fenômeno criado pelo sueco Markus “Notch” Persson também conta com uma versão mobile, para iPhone, iPod Touch e iPad, além de smartphones e tablets Android e Windows Phone. Neste jogo seus filhos poderão dar asas à imaginação e construir várias coisas.
Não somente isto: enquanto constroem, enquanto brincam com o “Minecraft mobile”, as crianças também desenvolvem o raciocínio espacial, aprendem a planejar e também têm sua criatividade bastante estimulada. A versão mobile de Minecraft inclui os modos criativo e sobrevivência. O jogo custa cerca de 16 reais, e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
4) Fruit Ninja
A garotada adora colocar as mãos nas telas, não é? Então por que não deixar que elas satisfaçam esta vontade, através de um jogo no qual a habilidade com os dedos é colocada à prova? Fruit Ninja “obriga” o jogador a tocar na tela do smartphone ou do tablet, deslizando os dedos para cortar frutas que vão surgindo juntamente com bombas (as quais não devem ser cortadas, claro).
Aqui o objetivo é fatiar com os dedos diversas frutas: maçãs, melancias, peras, abacaxis, morangos, melões, etc. São diversos modos de jogo e ondas que vão ficando mais difíceis, com cada vez mais frutas sendo lançadas, cada vez mais rapidamente.
Com gráficos e sons bastante agradáveis, Fruit Ninja é uma excelente opção de jogo para crianças entre 5 a 10 anos (e para os marmanjos também, claro). Não é difícil aprender a jogar, o difícil é desgrudar dele, passados alguns minutos. Seus filhos irão adorar. Baixe gratuitamente para Android e iOS.
5) ABC do Bita
Fazer com que os pequenos continuem aprendendo durante as férias também é uma boa ideia. O ABC do Bita é um aplicativo bem interessante. Uma espécie de abecedário eletrônico, repleto de mini-games e atividades que estimulam a alfabetização.
Com gráficos bem chamativos e áudio em português, trata-se de uma excelente companhia para as férias. Baixe gratuitamente para Android e iOS.
6) Dentista Virtual
Por que não estimular a garotada a cuidar dos dentes ao mesmo tempo em que se divertem com um jogo colorido e chamativo? O Dentista Virtual é ótimo. No papel do dentista, o jogador deverá realizar diversas tarefas para melhorar a saúde bucal de seus pacientes.
Até mesmo procedimentos como extrações e limpeza dos dentes fazem parte do game, mas sempre de forma leve e descontraída. A jogabilidade é simples, e a diversão é garantida. Baixe gratuitamente para Android e iOS.
7) Cut The Rope
Espetacular jogo baseado em física. Jogabilidade simples e centenas de fases, além de gráficos bonitos e efeitos sonoros cativantes, fazem de Cut the Rope uma das melhores alternativas para divertir a criançada. O simpático personagem Om Nom deseja se alimentar, e os alimentos sempre se encontram fora de seu alcance.
O papel do jogador é promover seu acesso a eles, então, através de tarefas que envolvem raciocínio e pensamento lógico. Cortar cordas no momento certo, observar como os objetos se movem e então usar os elementos do cenário da melhor forma possível e em benefício próprio, etc. Este é um puzzle de primeira. Baixe gratuitamente para Android e iOS.
8) A Era do Gelo: Vilarejo
Os simpáticos personagens da série A Era do Gelo em um game com belos gráficos, no qual a garotada terá de ajudar sua vila a crescer. O jogo também conta com diversos mini-games e conforme seu progresso o jogador vai desbloqueando novos tipos de construções e decorações que podem então serem erguidos na vila.
Baixe para Android, iOS e Windows Phone.
9) Red Ball 4
Red Ball 4 é um ótimo jogo estilo plataforma no qual o jogador controla uma simpática bola vermelha. Controlar o personagem é bastante fácil: tudo está presente na tela, basta tocar. Para frente, para trás, e saltar.
Durante o gameplay, é preciso saltar, evitar inimigos e usar a força do personagem para empurrar vários obstáculos. Muitas vezes é preciso também lidar com a física. Também é preciso posicionar elementos presentes no cenário de maneira tal que eles ajudem a bolinha a alcançar locais antes inacessíveis. Os gráficos do game são charmosos e coloridos. Baixe para Android e iOS.
10) Subway Surfers
Outro excelente jogo de corrida infinita, com um visual bastante caprichado. Subway Surfers coloca o jogador para correr e se desviar de diversos obstáculos, incluindo trens em movimento. Subir e correr sobre os trens também é necessário, muitas vezes, tarefa esta que deve ser realizada também sempre com a coleta de itens especiais e moedas em mente.
Baixe gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.
Cursos na área de tecnologia para crianças entre 5 a 10 anos
O Instituto iai? conta com diversos cursos voltados à área de tecnologia, incluindo alguns dedicados ao desenvolvimento de games. Alguns, aliás, são adequados à faixa etária de 5 a 10 anos. Confira abaixo:
Meu primeiro game – Scratch
Para crianças a partir de 07 (sete) anos de idade, o “Meu primeiro game” é um curso com carga horária de 12 (doze) horas, que inicia as crianças no mundo da programação e do desenvolvimento de jogos eletrônicos.
A ferramenta utilizada no curso é a “Scratch”, desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e durante o curso os participantes terão a oportunidade de criarem seu primeiro game, sendo que este poderá ser inclusive compartilhado através da internet.
Obtenha mais informações através do Instituto iai?:
- Detalhes do curso: https://www.iai.art.br/cursos/curso-meu-primeiro-game/
- Telefone: (11) 3071-4017
- Endereço: Rua Amauri, 352 – Itaim Bibi – São Paulo – SP – Brasil
- E-mail: contato [arroba] iai.art.br
Finalizando
Fique de olho no Código Fonte, pois em breve publicaremos também uma seleção de cursos, jogos e aplicativos para outras faixas etárias.