Categorias

Games: Diretor de Middle-Earth: Shadow of Mordor nega ter copiado Assassin’s Creed

Após o anúncio de Middle-Earth: Shadow of Mordor, em janeiro, muitas pessoas correram para comparar o jogo com a série Assassin’s Creed. Charles Randall, ex-desenvolvedor da Ubisoft, produtora de Assassin’s Creed, chegou até a acusar a Monolith e a Warner Bros de usar animações e códigos do segundo game da saga. “Sério, alguém pode me dizer como códigos e assets de Assassin’s Creed [II] estão neste jogo ‘Middle Earth: Shadow of Mordor’?”, Randall escreveu em seu Twitter no início deste ano.

Mas agora o diretor do novo game está rebatendo as acusações. Michael de Plater, diretor do novo game, negou as acusações de cópia: “Honestamente, nós construímos tudo a partir do zero para este jogo”, disse ele ao site GameSpot. De Plater afirmou que usou alguns jogos como inspiração, mas nenhum deles foi Assassin’s Creed: “Nós absolutamente, no início, olhamos para Batman, [para] seu combate e stealth”.

middle-earth-shadow-of-mordor

Para o diretor, as acusações de cópia foram surpreendentes, especialmente porque games de outros gêneros não são tão criticados assim: “Ninguém pestaneja com um jogo de tiro, ou um jogo de esportes; que dois jogos do mesmo gênero têm alguns elementos em comum. Acho que isso só mostra que não há muitos jogos em terceira pessoa de ação em mundo aberto como este”.

No geral, porém, De Plater disse que “nós gastamos muito mais tempo olhando para os comentários dos usuários do que os artigos, e as pessoas pareciam muito animadas”.

No jogo – que se passa entre os eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis – você joga como Talion, um guerreiro que foi trazido de volta dos mortos por uma força misteriosa para atacar os crescentes exércitos de Sauron. Talion tem algumas habilidades diferentes à sua disposição, como dominar as mentes de personagens mais fracos. O jogo deve chegar aos consoles no segundo semestre desse ano.

E você? Acha que os jogos tem alguma coisa em comum?