Maniaplanet
Categorias

Games grátis: multiplayer de ShootMania Storm e TrackMania² Stadium

Se você gosta de jogos eletrônicos, é bem provável que conheça ou até mesmo já tenha jogado algum dos títulos da série TrackMania. A série, criada pela NADEO, empresa que foi adquirida pela Ubisoft (também francesa) em 2009, conta com vários jogos muito bacanas, desde o TrackMania original até os mais recentes TrackMania 2: Canyon, TrackMania 2: Stadium e TrackMania 2: Valley.

Estes 3 últimos fazem parte da plataforma ManiaPlanet, a qual engloba outros dois jogos: Shotmania Storm e QuestMania (um RPG, ainda não lançado). A franquia TrackMania, independentemente do título que você jogar, conta com alguns princípios básicos: jogabilidade descomplicada, grande foco em partidas online, competição acirrada pelas melhores pontuações e diversão acima de tudo.

Ao jogar um game da série TrackMania você vai correr contra ghosts (caso opte pelo modo solo) ou então entrará em servidores lotados de jogadores, de diversas partes do mundo (muitos brasileiros também jogam), e competirá. Volta após volta, pelas melhores colocações, pelas melhores pontuações. Existem pistas muito malucas, com loops e outros elementos que elevam a diversão a patamares não alcançados por outros games de corrida.

ShootMania Storm

Além disso, todos os títulos da franquia contam com poderosos editores de mapas, e muita, muita gente cria mapas fantásticos, os quais então podem ser jogados nos diversos servidores existentes por aí. Os games da NADEO, aliás, são bastante leves, e configurações modestas poderão aproveitá-los sem problemas.

Já ShootMania Storm é um jogo novo. Relativamente novo, digamos. Trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa, um FPS, extremamente rápido. Dinâmico. ShootMania Storm também conta com jogabilidade bem descomplicada, além de um editor de mapas. Você encontrará uma série de fantásticos mapas criados pela grande comunidade de jogadores. Tudo isto, vale lembrar, faz parte da plataforma ManiaPlanet, a qual se encontra em sua versão 2.0.

Trata-se de um shooter bem interessante e divertido, com mapas repletos de elementos futuristas e também lotados de jogadores. As partidas são bem frenéticas, aliás, e o jogo fez inclusive parte de alguns campeonatos de eSports (como a Electronic Sports World Cup 2012, em Paris).

TrackMania² Stadium

ShootMania Storm e TrackMania² Stadium de graça até Abril/2015

Gostou do que leu até agora? Bem, a Ubisoft resolveu liberar ShootMania Storm e TrackMania² Stadium até Abril de 2015. De graça. Vale lembrar que a gratuidade vale “apenas” para os modos multiplayer dos dois games, mas se você se lembrar que eles são mais focados justamente em partidas online, tudo melhora, não?

Falando um pouco de TrackMania² Stadium, ele é um dos “novos” títulos da famosa franquia. Também contamos com carros de Fórmula 1 e muita velocidade, além da possibilidade de realizar grandes acrobacias e lidar com vários obstáculos nas pistas, incluindo placas, pilares e, claro, buracos.

Mas voltando à gratuidade, você pode baixar tanto ShootMania Storm quanto TrackMania² Stadium através do próprio site dos games, conforme abaixo:

Você baixará, na verdade, a demo de ambos os jogos. Mas através dela terá acesso ilimitado aos componentes multiplayer de cada um deles. É muito bacana. Todos os mapas, todos os servidores e todos os modos de jogo online estão liberados.

E se você preferir versões Steam, não há problema:

As páginas de ambos os games na loja da Valve contam com um botão para o download da versão demonstração.

Vale ressaltar que após baixar a versão de demonstração, seja através do site oficial ou através do Steam, você deverá realizar um rápido cadastro na plataforma. Após isto, basta aproveitar os dois títulos, totalmente de graça, até o mês de Abril de 2015.

E caso deseje adquiri-los, vale lembrar que eles custam R$ 29,99 e R$ 14,99 (ShootMania Storm e TrackMania² Stadium, respectivamente), no site oficial. No Steam, eles estão custando um pouco mais caro, no momento, mas não se esqueça de que atualmente está acontecendo a “Steam Holiday Sale 2014”, portanto, é possível que descontos sejam oferecidos nos dois (ou na série inteira), em algum momento.

Dê uma olhada nos trailers dos dois games, enquanto isso: