Categorias

Getty Images disponibiliza parte de seu gigante portfólio de fotos para uso gratuito

Getty Images, o site com mais fotografias de qualidade profissional na internet, há anos cobrava taxas de licenciamento para aqueles que queriam ter acesso ao seu extenso portfólio, mas isso está mudando.

O provedor lançou uma ferramenta de incorporação que permite que as pessoas usem mais de 35 milhões de suas imagens para fins não comerciais. Usando o mesmo código iFrame que permite aos usuários incorporar vídeos do YouTube, fotos do Flickr e tweets, a ferramenta do Getty gera um código HTML que contém atribuição apropriada que pode ser incorporada em um blog ou mídias sociais.

Reconhecendo que as suas imagens têm sido amplamente pirateadas na Web há anos pelos usuários que simplesmente clicam com o botão direito do mouse nas fotos, o Getty diz que o propósito do programa é encontrar novas fontes de receita para os fotógrafos e a própria empresa.

 gettyembed_610x409

“O que estamos tentando fazer é ter um comportamento que já existe e habilitá-lo legalmente, em seguida, tentar obter alguns benefícios de volta para o fotógrafo, principalmente através da atribuição e articulação”, disse Craig Peters, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios, produtos e conteúdo do Getty Images.

Como os metadados permanecem com a imagem, os usuários podem clicar em voltar ao site do Getty Images para conseguir mais informações sobre a imagem, o fotógrafo ou licenciar a imagem para outros fins.