Categorias

Golpe no WhatsApp promete um ano de Netflix grátis

Sendo uma das ferramentas de comunicação preferidas dos brasileiros atualmente, o WhatsApp acabou atraindo também a atenção dos cibercriminosos e golpistas.

O mais novo golpe na plataforma de mensagens promete um ano de Netflix grátis, mas, como todo golpe, não entrega o que promete e quer mesmo é prejudicar os usuários.

Segundo a empresa de segurança ESET, que identificou o ataque, o objetivo dos criminosos é coletar dados de suas vítimas para aplicação em fraudes. Um link propagado pelo WhatsApp conduz para uma página minuciosamente preparada para enganar com a falsa oferta: o site chega a possuir um certificado de segurança e sistema de detecção de idioma para disponibilizar um texto que pode estar em Português, Inglês ou Espanhol. Com vários passos para ativar a suposta gratuidade de um ano da Netflix, os golpistas vão pegando os dados dos desavisados.

netflix-whatsapp

Entre as páginas que fazem parte do esquema, existem algumas que podem inscrever o número de telefone da vítima em serviços cobrados de SMS, que geram lucros para a quadrilha. O usuário desatento pode acabar autorizando a cobrança do serviço, na ânsia de conseguir a vantagem da Netflix grátis por um ano. Outro recurso utilizado pelos cibercriminosos é a disseminação espontânea do golpe: a vítima pode ser induzida a compartilhar o telefone de contatos ou repassar o link falso para os amigos.