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Golpe no WhatsApp usa falsa mensagem de uma rede de fast food para roubar dados

Os pesquisadores da ESET identificaram um novo golpe no Brasil que utiliza o WhatsApp. Na ação, os cibercriminosos usam uma falsa mensagem do McDonald’s para roubar informações dos usuários.

O golpe consiste em enviar uma mensagem pelo WhatsApp convidando a vítima a participar de uma pesquisa e ganhar um suposto cupom de desconto no valor de R$ 500,00.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site http: //***iflrr.com/mcdonalds- para responder quatro questões. Ao final, uma mensagem solicita que a pessoa forneça seu endereço de e-mail e compartilhe a mensagem com outros 110 contatos do WhatsApp para receber o bônus. Dessa forma, os cibercriminosos passam a ter acesso às informações das vítimas para aplicar golpes.

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Um diferencial deste golpe é o uso da ferramenta de geolocalização, que permite aos cibercriminosos usarem o endereço IP do dispositivo móvel para identificar a localização do usuário. Dessa forma, a vítima é ludibriada a acreditar que realmente ganhará o desconto em uma loja próxima de onde se encontra.

Golpes no WhatsApp que utilizam marcas famosas como Zara, Starbucks e McDonalds têm se tornado cada vez mais frequentes. A partir de engenharia social, os cibercriminosos conseguem dissuadir os usuários e conquistar sua confiança para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações e ainda usar a vítima na disseminação de um golpe.

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“Os cibercriminosos se aproveitam da relação de confiança que algumas marcas famosas possuem para enganar os usuários e roubar informações. Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

“A forma como esses golpes são aplicados está cada vez mais aperfeiçoada, permitindo que os cibercriminosos façam o maior número de vítimas. Por isso, as pessoas precisam ficar muito atentas a esse tipo de ameaça e desconfiarem de qualquer promoção fora dos padrões”, completa o executivo.