Categorias

Google adquire startup finlandesa drawElements

O Google não para. A Gigante de Montain View anda comprando empresas focadas em diversos segmentos, sediadas em diversos locais do mundo. Dentre os interesses da empresa (e compras já realizadas), temos, por exemplo, satélites, música e robótica.

A mais nova aquisição do Google, entretanto, tem a ver com o Android, seu sistema operacional baseado em Linux que roda em milhões e milhões de smartphones e tablets mundo afora. A empresa adquiriu a startup finlandesa drawElements, a qual é especializada em gráficos 3D para dispositivos móveis.

O que o Google quer, o que ele precisa, é reduzir a fragmentação no Android, pelo menos, aqui, no que diz respeito aos gráficos, às imagens. Todos sabemos que no mercado existe uma miríade de equipamentos diferentes, com diferentes tamanhos de tela e especificações.

Isto acaba resultando em um grande problema, principalmente para os fabricantes de tablets e celulares, pois apesar de existirem “regras” que devem ser seguidas, quase nunca elas podem ser obedecidas e/ou seguidas à risca, devido justamente à enorme variedade de produtos, cada um com suas diferentes peculiaridades e tecnologias (e tamanhos de tela, lembre-se bem).

drawElementsÉ justamente devido a isso que o Google tem interesse na drawElements: a empresa possui tecnologias capazes de testar milhares de parâmetros e situações diferentes, garantindo que tudo funcionará bem em qualquer aparelho, de qualquer marca e fabricante. O Google está interessado em criar e manter um padrão para as imagens e gráficos 3D nos dispositivos Android.

Fica fácil perceber, portanto, que com tais ferramentas e tecnologias em mãos, o Google será capaz até mesmo de fornecer especificações adequadas a todos os fabricantes, as quais então contemplarão todas as marcas e modelos. Atingir a padronização será muito mais fácil, e até mesmo quem desenvolve para a plataforma poderá ser beneficiado.

Os valores da transação não foram divulgados, mas os motivos da aquisição da drawElements pelo Google são claros. Hoje, os clientes da empresa finlandesa “são os grandes fabricantes de chips e telefones, para os quais ela era importante para garantir que suas implementações 3D estivessem no local correto. Com a aquisição pelo Google, este processo pode ser forçado para todos os fabricantes“.

A drawElements por sua vez já afirmou em seu site que nos próximos meses irá trabalhar com o pessoal responsável pelo Android para a devida incorporação de algumas de suas tecnologias na suíte de testes de compatibilidade.