Categorias

Google agirá de forma “microsoftiana” para peitar Facebook

Google x Microsoft, será uma guerra fria virtual?
Para barrar o perigoso crescimento do Facebook, o Google vai dar uma de Microsoft. O gigante das buscas está, segundo os especialistas do blog techcrunch.com, preparando uma rede que interligaria todos seus aplicativos, fazendo com que internautas que usam um serviço “X” acabem cadastrados também em produtos “Y, “Z” e “W”, sem perceber.

O projeto de integração é trabalhado pela companhia pelo codinome interno de “Maka-Maka”. A Microsoft é conhecida –e acusada– por vender seu sistema operacional como embrulho de diversos programas da própria empresa, o que desestimula o uso de softwares da concorrência.

A idéia seria, a exemplo da empresa de Bill Gates, combinar todos os aplicativos do Google por meio do Maka-Maka, integrando as informações que a companhia já disponibiliza.

Isso seria necessário sobretudo por conta do Orkut, que, apesar de ser um sucesso no Brasil e na Índia, é um fiasco admitido na Europa e nos EUA.

Os contatos do Gmail e do Orkut, as páginas do Google Reader, a lista do Google Talk, as informações do Google Calendar e as preferências do iGoogle, além do maior negócio da empresa, o sistema de buscas, estariam disponíveis em um só lugar.

“O aplicativo matador para o Google não é transformar o Orkut em um clone do Facebook. É tornar todos os aplicativos do Google uma aplicação social, sem nem avisar que você se associou a uma outra rede”, afirma o TechCrunch.

Conforme o site, o projeto Maka-Maka vai virar realidade aos poucos, com um primeiro lançamento já no começo de novembro.

Nada se cria

Outra novidade do projeto do Google será a possibilidade de desenvolvedores externos poderem criar aplicativos para o site de relacionamentos, fórmula apontada por especialistas como uma das causas do sucesso do Facebook.

O Google estaria preparando uma nova interface para que desenvolvedores externos pudessem criar aplicativos para o Orkut e o iGoogle (página personalizada do site), por exemplo. A novidade pode ser estendida ao Gmail, Google Talk e outros serviços.

A expectativa é que já na semana que vem seja anunciada alguma novidade no Orkut. O lançamento da interface para desenvolvedores externos seria divulgado em conjunto com 50 parceiros especializados na criação desse tipo de aplicativo.

Na semana passada, a Microsoft anunciou que vai desembolsar US$ 240 milhões (cerca de R$ 433 milhões) por uma participação de 1,6% no site de relacionamentos Facebook. O Google também estava interessado no negócio.

Com informações de Folha Online.