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Google alivia e não comenta sobre derrota do Brasil para a Alemanha

“Nós não queríamos jogar sal na ferida”, declarou Sam Clohesy, produtor da sala de imprensa do Google. Ao invés de comentar sobre a derrota brasileira, a empresa exaltou os recordes quebrados pelos atacantes alemães no Twitter.

Com a Copa do Mundo, o Google inaugurou um centro de imprensa experimental com o objetivo de gerar conteúdo para redes sociais baseado nas tendências de busca escondidas em seus bancos de dados mais exclusivos. Com a faca e o queijo na mão, a empresa pode publicar o tuíte mais viral do mundo se quiser. Mas com certos limites.

Para Clohesy, “uma história negativa sobre o Brasil não iria necessariamente ter muita tração nas mídias sociais”. Mirando na mensagem perfeita para publicar após o massacre da semifinal, os engenheiros de dados do Google continuaram observando as tendências que surgiam durante a partida.

Em um primeiro momento, a letra da música “Mostra tua força, Brasil” teve um pico de 18% nas pesquisas. Depois do final do primeiro tempo, frases com a palavra “vergonha” entraram no Top 50 do mecanismo de busca. Enquanto isso, na Alemanha, houve um crescimento na busca da resposta da pergunta “qual foi a maior goleada da História das Copas?”.

Para decidir qual mensagem postar, foi decidido que nenhum termo negativo seria utilizado para a composição. E, após análises profundas e um brainstorm que envolveu especialistas em tendências, membros da equipe do Google+, designers e redatores, o Google postou o recado abaixo em sua conta oficial no Twitter:

No texto, “Klose está no topo… por enquanto”. Um elogio ao craque alemão que atinge a artilharia de todas as Copas e ao mesmo tempo um recado sobre a efemeridade da glória. Na imagem, a informação de que os alemães pesquisaram mais sobre Klose do que sobre Muller. Sobre o Brasil e sua tristeza, felizmente, nem uma única menção.