Categorias

Google apresenta modelo de cartão de débito

O Google anunciou que vai oferecer um cartão pré-pago de débito, que vai permitir aos consumidores fazer compras em lojas e sacar dinheiro em caixas eletrônicos. Inicialmente, o recurso estará disponível apenas nos EUA.

A ideia da companhia é que, ao invés de carregar todos os cartões, o usuário insira seus dados no Google Wallet, e utilize o cartão do Google. Dessa forma, o usuário poderá utilizar o Google Wallet até mesmo em lojas que não têm a tecnologia NFC. O cartão irá creditar a cobrança na conta que o usuário selecionou para programar o app como sendo o modo de pagamento primário.

De acordo com o Google, o novo cartão Wallet será compatível com as máquinas que tenham acesso aos serviços da MasterCard. A empresa afirmou que o cartão será gratuito, sem a cobrança de taxas mensais ou anuais dos usuários.

A novidade pode ser parte de um esforço do Google para ter um papel mais relevante no comércio e fornecer informações sobre os hábitos de compra dos consumidores, apesar de parecer ser um projeto menos ambicioso que um cartão de crédito completo que supostamente estaria sendo desenvolvido pela companhia.

De acordo com um porta-voz do Google, os dados sobre as transações feitas com o cartão serão incluídos na base de informações que a empresa mantém sobre os usuários de seus serviços. Esses dados poderão ser utilizados para direcionar anúncios publicitários.