Categorias

Google celebra aniversário de compositor com doodle animado

Em um mundo cheio de músicas estranhas e covers mais estranhos ainda, as vezes você só precisa de alguma coisa simples e doce para ouvir. Hoje pode ser um desses dias: o Google decidiu prestar mais uma homenagem em sua página inicial e dessa vez está celebrando o aniversário do compositor francês Claude Debussy.

O doodle animado mostra uma típica cena europeia no início do século XX: o cenário noturno mostra bicicletas, carros antigos e um barco que passeia por um rio sob uma grande lua. Durante o percurso, acordes da obra “Clair de Lune”, de Debussy, podem ser ouvidos e, conforme os acordes da música, a iluminação dos postes muda.

Google celebra compositor com animação
Google celebra compositor com animação

Nascido em 22 de agosto de 1862 na cidade de Saint-Germain-en-Laye, o francês é considerado um dos principais compositores impressionistas. Com apenas 11 anos, Debussy foi mandado para o Conservatório Musical de Paris. Já com 22 anos, ele ganhou o prêmio Grand Prix de Roma, que lhe rendeu uma bolsa de estudos em música clássica e acabou alavancando sua carreira.

O Google geralmente comemora datas importantes, indo desde aniversários de invenções a personalidades ligadas à cultura e política, com mudanças em seu logo na página inicial. O primeiro doodle foi criado em 1998, quando os fundadores do Google queriam informar aos usuários que o site estava participando de um festival de contracultura dos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada inteiramente para o projeto.

Você pode conferir o doodle, na íntegra, abaixo: