Categorias

Google confirma parceria com Audi, GM, Honda, Hyundai e Nvidia

Na semana passada, notícias se espalharam sobre o Google estar supostamente trabalhando para colocar um sistema baseado em Android em carros. Hoje, a gigante da Internet confirmou o boato em seu blog oficial.

O Google está se unindo com as empresas Audi, GM, Honda, Hyundai e Nvidia para formar a Open Automotive Alliance (OAA – Aliança aberta automotiva, em tradução livre), destinada a “acelerar” a inovação no setor automotivo.

“Neste mundo multi-tela, alternar entre os diferentes dispositivos deve ser fácil e sem problemas”, diz Patrick Brady, diretor de engenharia do Android. “As plataformas comuns permitem uma experiência conectada através de nosso telefone, tablet e PC, então temos a informação certa na hora certa, não importa o dispositivo que estamos usando. Mas ainda há um importante dispositivo que não está conectado tão facilmente com as outras telas em nossas vidas – o carro”, completou.

Android para carros deve ter comandos de voz e gestos
Android para carros deve ter comandos de voz e gestos

Em 2010, o Roewe 350 foi apresentado como o primeiro automóvel equipado com Android do mundo. O carro apresentava um sistema de DVD/GPS que rodava Android 2.1 – na época o mais recente lançamento do Google. No entanto, o sistema ainda não estava totalmente infiltrado na área, por isso a parceria com essas grandes empresas deve trazer mais possibilidades para o Google.

Com a OAA, todas as suas músicas, aplicativos e muito mais poderão ser encontrados também no seu painel. Isso provavelmente significa que comandos sem usar as mãos serão um elemento padrão, com os motoristas encorajados a manter seus olhos na estrada ao invés de brincar com os botões do smartphone.

“Junto com nossos parceiros da OAA, estamos trabalhando para permitir novas formas de integração com dispositivos Android, adaptando o sistema para carros para tornar a condução mais segura, fácil e agradável para todos”, acrescenta Brady.

Embora existam apenas cinco fabricantes de automóveis à bordo da empreitada por enquanto, o Google disse que está recebendo outras empresas para participar da aliança no futuro.