Categorias

Google cria curta do eclipse solar

Na semana passada, os norte-americanos e muita gente que vive no Hemisfério Norte testemunharam o eclipse total do Sol, mas nós brasileiros ficamos de fora do evento por questões geográficas.

Mas quer você tenha perdido o eclipse, quer tenha conseguido assistir, o Google criou um curta-metragem com imagens fantásticas do fenômeno cósmico para registrar o acontecimento.

Batizado de “Eclipse Megamovie”, o trabalho foi editado a partir de 34 mil fotografias enviadas por mais de 1.300 voluntários que conseguiram capturar de diferentes ângulos o momento em que a Lua se colocou na frente do Sol no firmamento. No total, foram mais de 512GB de dados para a produção do projeto, o processo de edição utilizou um algoritmo para combinar as imagens com precisão matemática e levou mais de uma semana para chegar ao resultado que você pode conferir a seguir:

A iniciativa do Google não ira parar por aí e nas próximas semanas não apenas outras verões do “Eclipse Megamovie” serão disponibilizadas para o público como também todo o conjunto de fotografias enviadas estará acessível para a comunidade científica e aficionados por astronomia em geral para futuras pesquisas. O projeto ainda está aceitando novas contribuições, de profissionais e amadores e mais informações podem ser obtidas no site oficial.