Categorias

Google cria dispositivo USB para substituir uso de senhas

Se depender do Google, daqui a algum tempo as conhecidas senhas, ou passwords, usadas para logar em sites, terão seus dias contados: dois especialistas em segurança da empresa estão à procura de novas opções para ir além do padrão atual de senhas e já estão testando o uso de uma chave física para bloquear e desbloquear suas contas online. Uma das soluções propostas por eles é um cartão criptográfico semelhante à um pendrive.

O cartão, chamado YubiKey, poderá ser inserido em uma porta USB e pronto: o usuário poderá fazer login em qualquer conta do Google. Em um artigo, os especialistas Eric Grosse e Mayank Upadhyay afirmam que as senhas são um tipo de proteção que cada vez mais estão se tornando inseguras e pouco práticas para a internet.

Enquanto as ideias são estudadas e testadas, o Google continua trabalhando em algumas melhorias para seu processo de autenticação atual: no sistema, quando você – ou alguém fingindo ser você – tentar fazer um login a partir de um computador desconhecido, um código de segurança é enviado para o seu telefone móvel e só assim você poderá completar o login. A abordagem em duas fases é melhor do que os simples pedidos de nome de usuário e senha, mas ainda não protege contra phishing, assim o YubiKey poderá ajudar a eliminar essa preocupação da empresa e dos usuários. No futuro, o Google ainda espera que tecnologias semelhantes de autenticação funcionem sem fio e em todas as contas online de uma pessoa.