Categorias

Google dedica doodle para a primeira mulher norte-americana a ir no espaço

Hoje o Google está celebrando a vida de Sally Ride, que se tornou a primeira mulher norte-americana a viajar para o espaço.

Se viva, Ride teria 64 anos hoje e o Google está dizendo feliz aniversário para a astronauta com não apenas um, mas cinco doodles diferentes.

Os cinco GIFs na página inicial do Google (atualize para ver todos) celebram Ride, que também foi a primeira astronauta LGBT no espaço.sally-ride-primeira-mulher-no-espaco

A cientista também trabalhou na NASA como física e mais tarde tornou-se uma educadora, dando a minorias e meninas jovens uma inspiração, mostrando que eles também poderiam ter uma carreira na ciência.

“Estudos mostram que a razão pela qual as crianças se afastam de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês) não é porque eles não gostam ou não são bons nisso”, escreve um companheiro de trabalho de Ride, Tam O’Shaughnessy, em um post para o Google.

“Em vez disso, jovens ficam desligados porque a sociedade envia mensagens falsas sobre quem cientistas são, o que fazem, e como eles funcionam”, disse O’Sahugnessy, acrescentando que Sally decidiu usar sua popularidade para motivar jovens a perseguirem seus interesses pela ciência.

sally-ride-primeira-mulher-no-espaco2

Ride faleceu em 23 de julho de 2012 com um câncer no pâncreas. O Google criou um vídeo sobre os doodles e Sally, mas infelizmente ele não tem legendas em português. Se você quiser conferir mesmo assim, aqui ele está: