Categorias

Google desenvolve algoritmo para remover marca d’água de imagens

Pesquisadores do Google conseguiram remover automaticamente através de um algoritmo as marcas d’água dos principais bancos de imagens disponíveis na internet.

O estudo não é um incentivo à pirataria, pelo contrário: seu objetivo é apontar falhas nos modelos atuais e aprimorar o recurso de proteção de propriedade intelectual.

“Como frequentemente acontece com vulnerabilidades descobertas em sistemas operacionais, aplicações ou protocolos, nós queremos revelar essa vulnerabilidade e propor soluções a fim de ajudar as comunidades de fotografia e bancos de imagens a se adaptarem e protegerem melhor seu conteúdo de direito autoral e criações”, explicam os pesquisadores Tali Dekel e Michael Rubenstein. “A partir de nosso experimento, a maioria dos bancos de imagens mundiais estão atualmente suscetíveis a essa abordagem”, alertam.

Confira uma demonstração do poder do algoritmo desenvolvido nos laboratórios do Google:

Os pesquisadores garantem que seu algoritmo é capaz de aprender a forma e as características das marcas d’água utilizadas e pode removê-las automaticamente, sem intervenção humana, após ser alimentado com um conjunto de imagens.

A posição ou tamanho da marca na fotografia é irrelevante para o sistema e o único meio para combater o aprendizado automático seria através da introdução de uma mudança randômica na marca. Pequenas alterações sutis, mas aleatórias, seriam o suficiente para confundir o algoritmo, gerando remoções imperfeitas que não permitiriam o uso não-autorizado da imagem.