Categorias

Google deverá ceder logins de usuários do YouTube à Viacom

Viacom  ganhou o processo contra a gigante
O Google deverá oferecer a base de dados de usuários do YouTube à Viacom International, seguindo o pedido de uma Corte Distrital de Nova York, nos Estados Unidos, emitido na terça-feira (01/07).

A Viacom iniciou um processo contra o Google e o YouTube em 2007, sob a acusação de que o serviço de vídeos distribuía conteúdo pertencente à Viacom ilegalmente, além usar algaritmos de busca indevidamente para encontrar este material.

Na época, uma das requisições da Viacom era a revelação dos dados de login dos usuários, além de quais vídeos assistiram e IP utilizado para tal, foi atendida.

O juiz Louis L. Stanton não concordou com o argumento do Google de que a Viacom saberia os hábitos dos usuários com estes dados, e ordenou que o YouTube forneça sua base de dados de logins dos usuários.

O Google cumprirá com a ordem, mas pediu que a Viacom permita que todos os logs sejam anônimos, para respeitar a privacidade dos usuários, segundo a conselheira judicial do Google, Catherine Lacavera.

Além disso, a Viacom pediu uma lista dos vídeos removidos do YouTube, incluindo a identidade dos usuários que postaram este material e a razão para retirada do mesmo. O intuito é mostrar que o YouTube distribuiu conteúdo pertencente à Viacom.

A Viacom solicitou também a abertura do código-fonte da ferramenta “Video ID” e teve seu pedido negado pela corte. Catherine se disse satisfeita que “a corte colocou limites nesta descoberta”. O Google convenceu o juiz que o código é um segredo de mercado.

Com os dados, a Viacom espera provar que seu conteúdo protegido por direitos autorais é de mais interesse dos usuários do serviço do que os vídeos criados pela comunidade.

Em outro processo, o Google concordou em exibir um link para seus Termos de Privacidade na página inicial do buscador.

Com informações de IDGNow!.