Categorias

Google diz que Turquia está interceptando tráfego da web para espionar usuários

A decisão da Turquia de banir sites populares como o Youtube e Twitter levou muitos cidadãos a evitar o bloqueio usando o sistema de nome de domínio (DNS) do Google. Mas agora a gigante de buscas está informando que a maioria dos provedores de internet turcos estão se disfarçando como DNS, supostamente para espionar os usuários.

O movimento vem uma semana depois que surgiram relatos de que a Turquia começou a bloquear o acesso ao sistema do Google . “Recebemos vários relatos credíveis e confirmamos com a nossa própria pesquisa que o serviço Domain Name System (DNS) foi interceptado”, disse o Google em seu blog.

DNS do Google é supostamente monitorado por governo turco
DNS do Google é supostamente monitorado por governo turco

Um DNS faz o roteiro do nome de domínio que você digita em seu navegador diretamente para o endereço IP do site. Nos primeiros dias de repressão da Turquia sobre mídias sociais, cidadãos turcos foram capazes de restaurar o seu acesso ao Twitter e YouTube roteando o tráfego por meio do serviço. Mas agora ISPs turcos criaram servidores que parecem ser do Google, colocando os usuários em risco de terem seu tráfego monitorado.

A Turquia bloqueou o acesso a serviços de mídia social após um escândalo de corrupção involvendo o primeiro-ministro, Recep Erdogan, ter acabado no YouTube e em outros sites. Erdoğan nega a autenticidade das gravações, dizendo que elas são obras de seu rival, o clérigo Fethullah Gulen.