Categorias

Google Home liga pra polícia em caso de violência doméstica

Um dispositivo Google Home acionou a polícia por acidente nos Estados Unidos e evitou um caso de violência doméstica que poderia ter terminado em tragédia.

O caso aconteceu na semana passada no estado norte-americano do Novo México, nas proximidades da cidade de Albuquerque e contou até com o envolvimento de uma equipe da SWAT para interferir no local.

Eduardo Barros estava em sua residência, na companhia de sua namorada e da filha de ambos quando aconteceu uma discussão. Armado, Barros ameaçou matar a mulher e gritou para ela: “Você chamou a polícia?”. Foi a deixa para o sistema de alto-falantes inteligente localizado na sala capturar a fala, processar através do Google Home e compreender a ordem “chamar a polícia”. O sistema abriu uma ligação para o serviço de emergência, o número 911 nos Estados Unidos. Do outro lado da linha, os atendentes ouviram as ameaças e enviaram uma equipe ao local.

As duas mulheres foram removidas da residência imediatamente pela polícia, apresentando sinais de violência. Entretanto, Barros permaneceu entrincheirado em seus aposentos, armado e transtornado e foram necessárias horas de negociação com uma equipe especializada em crises para que ele concordasse em se entregar pacificamente para a unidade da SWAT que já havia cercado o local.

Segundo o xerife Manuel Gonzales III, chefe do departamento de polícia do condado de Bernalillo, que atendeu ao chamado, ” o uso inesperado dessa nova tecnologia para contactar serviços de emergência tornou possível salvar uma vida. Essa impressionante tecnologia definitivamente ajudou a salvar uma mãe e uma filha de uma situação muito violenta”.

Barros agora encontra-se em prisão preventiva, sem possibilidade de fiança, e é acusado de posse ilegal de arma de fogo, agressão a residente, tentativa de homicídio e cárcere privado.