Categorias

Google I/O: Os principais anúncios do evento

Aconteceu ontem o Google I/O, o maior evento anual do Google para desenvolvedores onde a empresa revela pela primeira vez algumas das novidades tecnológicas que se tornarão realidades nos meses seguintes.

Durante a apresentação aberta pelo CEO Sundar Pichai, o Google exibiu seus planos para a Realidade Virtual, um novo concorrente para o WhatsApp, muitas novidades para a plataforma Android e muito mais. Trazemos aqui um apanhado geral do evento.

Como era de se esperar, o Android N, próxima versão do sistema operacional móvel do Google, foi a grande estrela da tarde. Ainda sem um nome definido ou data de lançamento, o Android N estará em fase beta pelo menos até o segundo semestre desse ano. Durante o evento foi feita uma demonstração das novas funcionalidades do sistema, a maioria delas já conhecida, mas o Google promete 250 recursos inéditos no próximo Android. O beta mais recente do Android N já está disponível para todos que quiserem experimentar.

android_beta_group

Uma novidade muito bem-vinda no novo sistema operacional móvel é a adoção da API gráfica Vulkan. A mesma API utilizada para jogos no Windows e no SteamOS passará a funcionar também dentro do Android, oferecendo gráficos 3D de qualidade muito superior à encontrada atualmente, maior compatibilidade multi-plataforma e ganho de performance.

Para todas as principais versões do Android existentes no mercado, o Google anunciou o recurso do Instant Apps, que permite executar funções de aplicativos sem que seja necessário instalar o aplicativo por inteiro. Na demonstração, um clique em um link do Buzzfeed disparou apenas uma parte do aplicativo oficial do Buzzfeed, apenas o necessário para se executar um vídeo nativo. De acordo com o Google, desenvolvedores não terão qualquer dificuldade para modularizar seus aplicativos para que eles possam ser executados através do Instant Apps, sem instalação.

daydream

Com certo atraso, finalmente o Google entrou na indústria da Realidade Virtual com seu projeto Daydream. A plataforma desenvolvida pela empresa é uma evolução do Google Cardboard e será incluída no Android N como uma das espinhas dorsais do sistema. Já existem versões em 3D para os principais aplicativos do Google, como YouTube, Google Photos, Street View e outros, que serão ativados através da interface do Daydream. A princípio, o recurso estará limitado para modelos específicos de smartphones e tablets, que atendem aos requisitos necessários.

daydream-menu

Embora o Daydream guarde semelhanças com o Google Cardboard e deva funcionar primariamente em dispositivos móveis convencionais, isso não significa que o Google não esteja se preparando para investir em seus próprios headsets de Realidade Virtual. A empresa revelou durante a conferência um esboço de um aparelho VR destinado a encaixar em smartphones e é provável que ele seja desenvolvido por parceiros, assim como os dispositivos Android.

daydream-headset

Sundar Pichai destacou a importância da Inteligência Artificial no futuro e declarou que a abordagem do Google para a tecnologia está na linha de “como posso ser útil?”, através de assistentes digitais quase imperceptíveis que funcionam sob o comando do usuário. Justamente com essa visão foi revelado o novo Google Assistant, uma evolução conversacional em relação ao limitado Google Now. O novo assistente é capaz de inferir contexto com mais propriedade para oferecer as informações corretas desejadas pelo usuário.

O mesmo conceito é o combustível do Google Home, um dispositivo para casas que pode ser descrito como o Amazon Echo do Google. O aparelho se integra com diversos dispositivos dentro da mesma residência, utiliza o padrão do Chromecast e funciona como um assistente doméstico, recuperando informações através do Assistant e interagindo com outros objetos compatíveis através da Internet das Coisas.

google-home

Depois de anunciar o Spaces no começo da semana, o Google mostrou durante a I/O 2016 que está mesmo disposto a correr atrás do prejuízo no campo das redes sociais e aplicativos de mensagens. Foram apresentados mais duas soluções que deverão dar dor de cabeça para a atual supremacia do Facebook: Allo e Duo.

Allo é mirado especificamente para atingir o WhatsApp: funciona baseado em um número de telefone, permite conversações, encripta as mensagens de ponta a ponta da comunicação, vem com emojis, stickers e a capacidade de desenhar em fotos. Mas o grande diferencial é sua integração com o Google Assistant. Usando a Inteligência Artificial do Google é possível realizar perguntas em tempo real e produzir mensagens com a resposta sem sair do aplicativo.

Google-Allo

Já o Duo parece ter sido criado para competir com o Facetime da Apple: focado exclusivamente para conversação em vídeo, o aplicativo permite que o destinatário tenha uma prévia de quem está chamando antes mesmo de atender a chamada.