Categorias

Google lança a primeira suíte de desenvolvimento para o Dart

Google prepara alternativa para JavaScript
Há um ano, o Google liberou o Dart, uma linguagem orientada para objetos e baseada em classes, voltada para o desenvolvimento de aplicativos web. Para comemorar o aniversário do lançamento, a companhia lançou o primeiro kit de softwares para desenvolvedores.

De acordo com a equipe Dart, essa versão do SDK (softwares development kit, ou seja, kit para desenvolvimento de softwares) oferece uma virtual machine mais rápida , e que pode até superar o JavaScript do Google, em alguma situações. O kit está disponível para Windows, Linux, e Mac, e inclui os programas de código aberto Dart Editor e Chromium Built, com suporte ao Dart.

Vale acrescentar que nenhum navegador, incluindo o Google Chrome, oferece suporte embutido ao Dart, atualmente. Porém, os desenvolvedores podem “traduzir” o Dart para o JavaScript, utilizando função incluída no próprio compilador, para gerar o código para qualquer browser.

Apesar de ser um projeto ambicioso, a falta de suporte para o sistema pode prejudicar seu futuro.

O Google parece estar muito comprometido, e o criador da linguagem, Lars Bak, afirma que sua equipe planeja continuar o desenvolvimento dos softwares de programação para o Dart, para melhorar o desempenho e afinar a linguagem, enquanto mantém a compatibilidade com linguagens mais antigas.

Parace ser uma tendência, pois como divulgamos anteriormente, a Microsoft também trabalha em uma alternativa para o Javascript