Categorias

Google lança ferramenta para desenvolvimento em HTML5

Google pretende expandir funcionalidades do Web Designer, para torná-lo mais versátil
Google pretende expandir funcionalidades do Web Designer, para torná-lo mais versátil

O Google anunciou hoje o lançamento do Web Designer, uma nova ferramenta para construir sites e anúncios em HTML5. A companhia já havia dado sinais de que lançaria um serviço desse porte em junho, mas desde então, não se pronunciou mais sobre o assunto.

A empresa afirma que o Web Designer é uma ferramenta de design com qualidade profissional, e anunciou que o serviço está disponível para download para Windows e Mac em versão beta.

Segundo o Google, o Web Designer foi desenvolvido para permitir que anunciantes criem propagandas em HTML para celulares e desktops. De acordo com o Google, os anunciantes não tinham as ferramentas que precisavam para desenvolver conteúdo adaptado para as experiências multi-tela que temos hoje, e o Web Designer vai permiti-los criar tais experiências.

Ainda que seja basicamente voltado para a criação de anúncios, não há nada no aplicativo que impeça os desenvolvedores de criar páginas e animações com outros propósitos. Contudo, alguns recursos estão disponíveis apenas para a criação de anúncios, ainda que o Google afirme que planeja expandir expandir a ferramenta para outros propósitos no futuro.

Ainda que a ferramenta seja visual, o usuário pode optar por desenvolver em JavaScript ou CSS para acertar detalhes em seu site. O Web Designer ainda conta com um recurso que permite manipular o código dentro de um editor nativo, e permite que o usuário tenha preview das criações em qualquer browser que o usuário tenha instalado em sua máquina.

O aplicativo conta com uma ferramenta de Caneta, que permite uma espécie de desenho livre, e conta com uma Timeline para gerenciar animações. Além disso, o Web Designer permite criar conteúdo 3D com CSS3, além de vários conteúdos para galerias, mapas, e vídeos do YouTube embedados.

A ferramenta do Google acaba funcionando de forma bem similar a outros projetos, como o Reflow e o Adobe Muse. Contudo, ao deixar a ferramenta gratuita, o Google pode estar dando um grande passo à frente de seus concorrentes.