Categorias

Google lança teclado para iOS que permite buscas sem um navegador

O Google descobriu mais uma forma de estar presente com seu mecanismo de busca junto dos usuários: diretamente no teclado, sem nem precisar de um navegador.

Essa é a proposta do Gboard, um aplicativo lançado hoje para iOS, quer dá acesso direto aos resultados de busca do Google no próprio teclado. E, de quebra, ainda vem com suporte a digitação por movimentos e os sempre presentes GIFs animados.

“Digamos que você está trocando mensagens com seus amigos sobre os planos do almoço de amanhã. Eles perguntam a você o endereço do lugar. Até esse momento, funcionava assim: você saía do aplicativo de mensagens. Abria a busca. Encontrava o restaurante. Copiava o endereço. Voltava para suas mensagens. Copiava o endereço na mensagem. E, finalmente, apertava para enviar. Pesquisar e enviar coisas no seu telefone não deveria ser difícil assim”, explica o Google sobre a decisão de desenvolver o Gboard.

No comunicado oficial, a empresa revela que a busca passa a ser feita diretamente no teclado, qualquer tipo de busca que possa feita através do Google. Os resultados aparecem em formato de cartões dentro da própria interface do teclado e, com um toque, as informações relevantes podem ser enviadas por texto. Confira o Gboard em funcionamento:

Funcionando integrado com qualquer aplicativo, o Gboard acaba se tornando uma ferramenta muito prática para quem está constantemente usando uma plataforma móvel. É uma daquelas ideias que a gente se pergunta por que não tinha sido feita antes. Resta saber também por que o Google não lançou uma versão para Android ou mesmo sequer divulgou se haverá uma versão para sua própria plataforma.