Categorias

Google Maps agora também funciona sem conexão

Uma funcionalidade desejada pelos usuários e prometida em Maio pelo Google finalmente está disponível: Google Maps funcionando sem conexão com a Internet.

Busca e navegação offline foram grande destaque durante a conferência I/O deste ano, mas o Google Maps para Android ainda demorou seis meses para entregar a novidade para seus usuários.

A partir de agora, inclusive no Brasil, é possível salvar a cidade ou região onde você vive ao banco de dados local do Google Maps e realizar buscas e orientação mesmo se o acesso à Internet cair. O aplicativo continua funcionando normalmente, aguardando a conexão ser restabelecida. Na teoria, o usuário nem deve perceber a transição entre online e offline.

A funcionalidade é capaz de armazenar dados de estabelecimentos, como localização, notas de usuários e telefones, mas fotos e análises deixadas por usuários só ficarão disponíveis novamente quando a conexão retornar, por razões de espaço em disco.

Enquanto estiver operando offline, o aplicativo utilizará a média do tráfego para determinado local em determinado horário para calcular rotas alternativas e tempo de trajeto. Com a volta da conexão, o aplicativo atualiza para informações em tempo real e armazena a informação.

A nova versão está sendo distribuída hoje através de uma atualização no Android. A funcionalidade será adicionada à versão para iOS do Google Maps em um futuro próximo, segundo o comunicado oficial.

Apesar de ter sido pensada para situações e regiões de baixa conectividade ou nenhum acesso à Internet, a funcionalidade afeta também quem costuma estar sempre ligado na rede ao utilizar o Google Maps. Ao armazenar um cache local, o aplicativo roda mais rápido do que rodava antes, sem os costumeiros carregamentos que existiam no passado. Para a gerente de projeto do Google, Amanda Bishop, “é como nunca mais ter que esperar carregar”.