Era uma vez um site chamado RapGenius.com, que teve uma ascensão meteórica nos resultados de busca em 2013. Descobriram o que ele estava fazendo para ludibriar o Google. Hoje, ele só aparece na quinta página dos resultados na pesquisa pelo próprio nome. O que aconteceu?
Rap Genius é um site de letras de músicas onde os usuários podem fazer anotações sobre letras de músicas de rap, uma tentativa de ser a Wiki do gênero musical. Não é uma ideia ruim e, de fato, é inédita em seu nicho. Mas seu sucesso repentino não nasceu do seu conteúdo, mas de técnicas pouco louváveis de SEO. Um especialista desconfiou do crescimento rápido e de um anúncio feito no Facebook do site, entrou em contato e descobriu a verdade.
Em troca de divulgação nas redes sociais, o site Rap Genius estava instruindo um exército de blogueiros e copiarem e colarem uma dezena de links no rodapé de suas postagens. Um dos princípios do Google Webmasters é que todos os links gerados sejam gerados de forma natural, uma vez que cada um deles conta como um voto de relevância para o site em questão. Compra de links e até mesmo troca de links são consideradas violações das regras do Google.
O esquema do Rap Genius nem mesmo era secreto, mas poderia continuar oculto se a “descoberta” não tivesse ido parar em um bem frequentado fórum Hacker. Um fórum tão bem frequentado que um certo Matt Cutts, engenheiro, guru, porta-voz e responsável pelo time anti-spam do Google, foi o primeiro a comentar: “estamos investigando o assunto”. Logo em seguida, Rap Genius despencou nos resultados de pesquisa.
Os criadores do Rap Genius se desculparam em carta aberta, alegando que não pretendiam falsificar relevância e que estão dispostos a se redimir. E ainda apontaram uma série de sites concorrentes que podem ter utilizado técnicas semelhantes de promoção… Nada disso adiantou e o site continua penalizado no Google.
Se isso serve de consolo para seus criadores, no Bing, o Rap Genius continua no topo para várias combinações de palavras-chaves.