Categorias

Google pagou US$ 1 bilhão a mais pelo YouTube pequeno

Youtube não valia US$ 1Bi quando foi comprado
O CEO do Google, Eric Schmidt, admitiu que o Google pagou 1 bilhão de dólares a mais pelo YouTube do que o site de vídeos realmente valia, informou nesta terça-feira o site CNET, especializado em tecnologia, que teve acesso às gravações de uma audiência referente ao processo movido pela Viacom contra o Google e o YouTube por violação de direitos autorais no site de vídeo.

Na audiência realizada em maio, Schmidt declarou, sob juramento, que na época da aquisição, informou ao conselho do Google que o YouTube valia algo em torno de 600 milhões ou 700 milhões de dólares. O CEO do Google teria pedido ao conselho que aprovasse a oferta de 1 bilhão de dólares para, entre outros motivos, acabar com qualquer interesse que competidores como Microsoft e Yahoo! pudessem ter com relação ao site de vídeos.

Segundo a CNET, Schmidt disse no depoimento que o YouTube era uma companhia de pequena receita, mas que estava crescendo rapidamente em número de usuários, mais do que o Google Vídeo. Na avaliação de Schmidt, isso indicava que o YouTube receberia uma oferta maior do que o valor do site, por parte de uma empresa interessada em concorrer com o Google Vídeo. Assim, a oferta de 1,65 bilhão de dólares incluiria um prêmio para que a venda para o Google fosse realizada o mais rapidamente quanto possível.

A compra do YouTube pelo Google, em 2006, sempre foi alvo de críticas dos analistas, que afirmavam que o portal de buscas jamais conseguiria obter retorno do valor investido

Com informações de O Dia Online.