Categorias

Google: Pesquisa de voz agora aceita buscas em português

O Google acaba de deixar sua pesquisa mais brasileira. Agora, usuários do iOS, Android e Google Chrome podem fazer perguntas em português usando o recurso de voz do buscador.

Para utilizar o recurso é só tocar no ícone de microfone no navegador ou aplicativo móvel e tirar suas dúvidas sem precisar digitar.

“Faz 15 anos que o Google evolui para transformar a busca em uma ferramenta que entende exatamente o que o usuário procura e devolve a informação que ele precisa. Hoje, damos mais um passo nessa direção, tornando a interação dos usuários com a busca ainda mais natural com base em tecnologias de reconhecimento e síntese de voz em Português”, disse Bruno Possas, engenheiro-chefe de buscas do Google Brasil.

google-pesquisa-de-voz-portugues

Por enquanto, o recurso ainda é bem limitado e a maioria das perguntas entendidas pelo Google dizem respeito a atividades e dúvidas do dia a dia. Por exemplo, você pode perguntar se o seu time de futebol venceu a última partida, qual a causa da morte de uma figura pública e até saber a previsão do tempo.

É possível ainda pesquisar por rotas e tempos de viagem: Se você perguntar “dirija para a Barra da Tijuca”, o Google dará o total de quilômetros entre a sua localização e o lugar pesquisado ou o tempo do trajeto de acordo com o trânsito.