Categorias

Google planeja acelerar internet mobile

O Google tem um novo plano para acelerar a web móvel. Hoje, a empresa anunciou uma prévia técnica para um sistema chamado Páginas Mobile Aceleradas (ou AMP, em inglês), destinado a lutar contra muitos dos fatores que diminuem a velocidade de páginas da web móvel.

Basicamente, a nova abordagem, que é um projeto open source, irá carregar versões mais leves de páginas de sites de notícias, melhorando os tempos de carregamento.

demo-amp-google

Uma página web em média demora cerca de 8 segundos para carregar. Com o AMP, o número cai para quase instantâneo, facilitando a interação de leitores com notícias.

O Google está trabalhando com uma variedade de parceiros de mídia e empresas de tecnologia, incluindo Twitter, Pinterest, The Telegraph e The New York Times.

Como leitor, tudo que você precisa fazer é pesquisar como faria normalmente no Safari ou Chrome através do Google, ou no Twitter ou no aplicativo do Pinterest. O Google irá exibir um carrossel de histórias no topo dos resultados de busca, que carregam as páginas AMP quando elas são clicadas.

O serviço está previsto para ser lançado no início do próximo ano, mas pode ser testado em g.co/ampdemo através de navegadores móveis.

“Velocidade ​​sempre foi importante no Google Search e estamos entusiasmados de trabalhar ao lado de outros na indústria de tecnologia e editores de todo o mundo para trazer o projeto AMP”, disse Dave Besbris, vice-presidente de engenharia do Google Search.