Google Logo
Categorias

Google recebe cerca de 1 milhão de pedidos de remoção de links ilegais por dia

O Google, que há alguns anos atrás recebia apenas algumas dúzias de pedidos de remoção de links ilegais durante uma semana inteira, agora se vê com um problema muito maior em mãos. Agora são milhões de links processados a cada semana, sendo que a gigante de Mountain View recebe atualmente uma média de 1 milhão de pedidos de remoção por dia.

Além de links relacionados à pirataria, a empresa também tem de lidar com pedidos relacionados a problemas de copyright. A RIAA (Recording Industry Association of America), organização que representa a indústria fonográfica dos EUA, também não poderia deixar de dar o seu pitaco, claro.

A associação diz que o processo utilizado pelo Google não é muito eficaz, dada a enorme quantidade de solicitações de remoção, e chega a sugerir que domínios inteiros sejam banidos dos resultados de busca.

Google Logo

Cada dia produz mais resultados, e não existe um fim à vista. Estamos usando um balde para lidar com um oceano de download ilegal“, disse Brad Buckles, vice-presidente executivo do setor antipirataria da RIAA.

O caso é que os números são mesmo bastante expressivos. Segundo as informações, o Google receberia um pedido de remoção de um link ilegal dos resultados de busca a cada 8 milissegundos. Somente durante a semana passada, a empresa recebeu solicitações de remoção que ultrapassaram 7,8 milhões de links, o que representa mais de 10% em comparação ao recorde anterior, de uma semana antes.

O gráfico abaixo demonstra o crescimento do problema:

Google - Remocao Links IlegaisA empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin agora recebe quantidade imensas de notificações DMCA. Empresas e detentores de direitos autorais querem manter possíveis clientes longe de sites de pirataria, claro. Eu iria mais além e incluiria aqui também os sites falsos, ou seja, a prática de phishing. O que também não deixa de ser um problema, e dos grandes, claro.

O problema é que o Google também comete erros, e URLs que não continham nada de errado também acabam sendo removidas, sendo que não existe nenhuma maneira, dada a enorme quantidade de informações, de rever todas as remoções.

E ainda existem indivíduos e/ou organizações que enviam pedidos de remoção sem razão alguma, por exemplo, relativos a links que não estão infringindo lei alguma. Nestes casos, as URLs podem ser removidas dos resultados mesmo que não contenham nada de errado.

Infelizmente, espera-se que o número de solicitações chegue à marca de 10 milhões por semana bem rapidamente. Você também pode visualizar informações fornecidas pelo próprio Google a respeito das solicitações, incluindo detalhes a respeito dos denunciantes e das datas das solicitações.