Categorias

Google teria cancelado o projeto do smartphone modular

Depois de constantes incertezas, parece que desta vez o projeto de smartphone modular do Google foi definitivamente enterrado.

Quem garante essa informação é a agência de notícias Reuters, que afirmou que fontes próximas à empresa informaram que o Google deverá licenciar a tecnologia para outras empresas, mas não irá lançar o produto.

Se confirmado o rumor, será o ponto final no chamado Projeto Ara, que vinha enfrentado atrasos e o silêncio total do próprio Google nos últimos meses. O dispositivo que você mesmo monta, combinando diferentes módulos, seria testado em 2015 em Porto Rico antes de entrar no mercado, mas o teste foi adiado permanentemente. Uma edição para desenvolvedores do smartphone deveria ser distribuído agora nesse trimestre, mas, novamente, o Google não se manifestou a respeito.

De acordo com as fontes consultadas pela Reuters, o cancelamento faz parte de uma reestruturação do departamento de hardware da empresa. O fim do Ara é consequência de um processo de unificação sob a direção de Rick Osterloh, ex-presidente da Motorola que retornou para o Google, de todos os outros projetos de hardware, como o Chromebook e a linha Nexus. Os smartphones modulares teriam sido um experimento que não atingiu a meta segundo os padrões da Alphabet.