Categorias

Google testa habilidades artísticas de Inteligência Artificial

Criatividade pode ser programada? Ela pode brotar espontaneamente de um punhado de algoritmos? São essas as perguntas que o Google quer responder com seu novo projeto de Inteligência Artificial.

Batizada de Magenta, a iniciativa foi apresentada durante o festival de música, arte e tecnologia Moogfest 2016 e busca testar habilidades artísticas que não são produzidas por humanos.

Durante o evento, Douglas Eck, da divisão Google Brain de Inteligência Artificial, apresentou sua nova equipe de pesquisadores e seus novos objetivos: gerar arte visual e musical original através da máquina, sem intervenção humana. Será utilizada a ferramenta de aprendizado de máquina TensorFlow para instruir a Inteligência Artificial sobre as melhores formas de compor e produzir seus próprios trabalhos. Confira o vídeo de apresentação do projeto, com uma sequência musical criada por algoritmos:

O projeto Magenta utilizará somente ferramentas de código aberto e será ele mesmo aberto para a comunidade de desenvolvedores. Entusiastas e programadores poderão acompanhar a evolução do projeto em tempo real através da página oficial do Github.