Com o Nexus One, empresa que nasceu como um buscador assume o que talvez seja seu maior risco.
Os anúncios recentes do primeiro celular da empresa, o Nexus One; de um sistema operacional; de um navegador; e de novas ferramentas de colaboração social que estão sendo produzidas mostra como a empresa saiu bastante do seu projeto inicial e que foi extremamente bem sucedido de ser um serviço de buscas.
Alguns analistas dizem que a expansão do Google pode ser um risco, mas o fato é que a empresa precisa encontrar meios além do mecanismo de busca para ampliar negócios.
O smartphone tem potencial para se tornar um sucesso, avalia o analista da Enderle Group, Rob Enderle. Você precisa dar crédito à eles pela coragem de fazer isso. O Google corre algum risco aqui. Quando você tenta fazer muita coisa, começa a perder o rumo do que você realmente é e perde o foco nos consumidores. Existe o risco de o Google estar perdendo seu caminho. Mas só porque existe o risco não significa que você não deva fazer. Se fosse para evitar problemas, não sairíamos da cama de manhã.
Sinônimo de busca
Apenas 11 anos atrás, o Google era lançado como um mecanismo de busca e cresceu rapidamente para se tornar um gigante da internet. O Google, que já é sinônimo de busca, é uma das maiores histórias de sucesso na internet. Hoje, a empresa possui o mercado de buscas com 64% de participação.
Mas os executivos do Google têm visivelmente sonhos maiores para os negócios. A empresa melhorou o sistema de busca ao longo dos anos, adicionando recursos populares como o Google Maps e o Google Earth, além de serviços como o Gmail.
Mas os esforços da companhia para se expandir aumentaram nos últimos seis meses. Recentemente, a empresa definiu a Microsoft como rival e começou a desenvolver o navegador Chrome, além do sistema operacional Chrome OS. Enquanto isso, em setembro a empresa abriu uma versão de testes da plataforma de colaboração Google Wave para 100 mil usuários.
O Google não pensa em si mesmo como um sistema de buscas, mesmo que esse seja seu maior sucesso, disse Enderle. Eles não querem ser apenas isso. A longo prazo, um sistema de buscas não é sustentável. As buscas do Google podem se tornar irrelevantes.
Outras coisas
A analista da Technology Business Research Ezra Gottheil acredita que o Google ainda quer ser uma empresa de buscas. Mas também quer ser um monte de outras coisas. O Google quer usar sua competência para fazer mais e mais dinheiro para seus investidores. O foco deles é no desenvolvimento de softwares. Isso é o que eles fazem.
Para o analista da The Gabriel Consulting Group Dan Olds, o sistema de busca é um trampolim para outros negócios. O Google é definitivamente uma empresa de buscas. Apesar de todas as outras atividades, a maior parte da receita e do lucro vem do mecanismo de pesquisa e a empresa está intimamente identificada com ele, diz Olds.
Não vejo atividades do Google em outra linha de negócios como um jeito deles de se afastarem das raízes. É o contrário, é um jeito que eles encontraram para conseguir mais usuários, consolidando a posição de empresa que domina a publicidade na web., finaliza Olds.
Então o Google corre riscos indo nessa direção? Claro. A companhia definitivamente tem muitos projetos simultâneos, mas apenas o tempo vai dizer se conseguirão gerenciar todos.
Com informações de Computerworld/EUA.