Categorias

Google trabalha para deixar Gmail mais rápido

A equipe do GMail promete rapidez
O serviço de e-mail do Google, mais conhecido como Gmail, sempre teve como um dos seus grandes atrativos a velocidade de carregamento. Alguns meses atrás a equipe do Gmail diminuiu o tempo para a visualização das mensagens, pré-carregando os e-mails mesmo antes de você escolher vê-los.

Desta vez, a equipe descreveu em seu blog oficial seus últimos esforços para deixar o carregamento inicial do Gmail mais leve. A eventual demora para chegar à caixa de entrada após entrar com seu login, sempre foi perceptível para parte dos usuários do serviço, principalmente os com uma conexão à internet mais lenta (ou não).

A equipe analisou cuidadosamente todas as requisições que o seu navegador faz aos servidores do Google, cada pedido por informação, imagem, confirmação, enfim, toda a “conversa” entre eles e seu computador. Softwares como Httpwatch, WireShark (muito utilizado na comunidade acadêmica), e Fiddler (e outros do próprio Google, claro) ajudaram a entender os problemas de velocidade no Gmail. O Httpwatch, por exemplo, é um plugin para o Internet Explorer, que segundo a equipe foi um dos mais úteis e fáceis de usar (fica a dica para os desenvolvedores).

O carregamento da caixa de entrada do Gmail fazia de 14 a 24 requisições HTTPs (um grande portal ultrapassa 100 requisições). Algumas abordagens foram usadas para diminuir esse número:

– Reduzir o número total de requisições.
– Fazer com que mais partes das requisições fossem guardadas em cache pelo navegador.
– Reduzir processamentos extras ou desnecessários (overhead) em cada requisição.

O resultado é que várias requisições foram agrupadas em apenas uma. Agora o carregamento da caixa de entrada necessita de apenas 4 requisições HTTP. Talvez seja difícil perceber a diferença, mas a equipe do Google diz ter diminuído em até 20% o tempo de carregamento.

E você? Sentiu a diferença?

Com informações de Google Discovery.