Categorias

Governo confirma fim da TV analógica em 2016

Rede 4G chegará primeiro nas sedes da Copa

Na manhã dessa quinta-feira, (04), Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, anunciou que o sinal da TV analógica será desligado até o final de junho de 2016. Mas, de acordo com o ministro, a ação somente será tomada se todos os brasileiros já tiverem televisões digitais. Paulo também garantiu que a rede 4G estará disponível nas cidades que serão sede da Copa das Confederações, até o final desse mês.

O prazo para o cancelamento do sinal no país já estava previsto no decreto para a TV digital, desenvolvido em 2007. Para o ministro, isso significa que todos devem ter acesso à versão digital até lá: “em 30 de junho de 2016 será desligado o sinal da TV analógica no Brasil. Temos que garantir que todos tenham o aparelho digital”. 

Paulo Bernardo também comentou sobre a rede 4G, afirmando que que não haverá revisão de prazos e as seis sedes da Copa das Confederações terão tecnologia 4G disponível até o dia 30 de abril. A Copa acontece em junho desse ano nas cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

O próximo passo do governo é telefonia e internet na área rural. O ministro garantiu que até o final de 2015, isso deve acontecer: “Estamos no processo de desenvolvimento de uma tecnologia que permita o uso do 4G no campo”, afirmou.