Categorias

Governo da China diz “não” ao Windows 8 e pede extensão de suporte ao XP

De acordo com um jornal chinês, o governo local está seriamente preocupado com o fim do suporte ao Windows XP e nada satisfeito com a adoção do Windows 8 por parte da Microsoft. O principal temor seria a proliferação da pirataria na China.

Yan Xiaohong, diretor do China’s National Copyright Administration, afirmou que o consumidor médio do país não pode adquirir legalmente o Windows 8 e que, ao forçar a migração, a Microsoft estaria indiretamente provocando uma explosão do mercado clandestino de programas. Além disso, o encerramento do suporte ao XP provocaria sérios problemas de segurança para os usuários.

Apesar de ter saído nas lojas há doze anos atrás, o Windows XP ainda é o sistema operacional mais popular na China. Xiaohong também acusa a Microsoft de ter parado de vender uma versão de baixo custo do Windows 7 no país, logo após o lançamento do Windows 8. O aumento do valor do sistema operacional estaria empurrando os consumidores para a pirataria, apesar dos esforços do governo para estimular o uso de programas legítimos.