Categorias

Governo Russo lança campanha em favor do selfie seguro

Na Rússia, selfie é coisa séria e pode até matar. Para evitar problemas, o governo lançou uma campanha pela segurança das pessoas.

O Ministro do Interior convocou uma conferência de imprensa para anunciar o início da campanha e distribuir os folhetos ilustrativos: “sua saúde e vida não valem um milhão de curtidas”, avisa o folheto.

A campanha revela situações e locais onde a prática do selfie não é segura. Por exemplo, não é recomendado tirar uma selfie enquanto estiver segurando uma arma. Embora o conselho possa parecer inusitado, ele é inspirado em um caso real de uma russa que tirou a própria vida acidentalmente enquanto apontava uma arma para a cabeça e disparava não apenas a foto.

Outras recomendações incluem não tirar selfies usando extensores próximo a linhas de trem e metrô e nem tirar selfies no alto de edifícios. Nos últimos anos, foram registradas dez mortes provocadas pela prática do selfie na Rússia, além de 100 feridos de diferentes gravidades.

O tema acabou se tornando uma questão de segurança nacional. Os panfletos da campanha serão distribuídos por policiais sempre que encontrarem alguém tirando uma aparentemente inocente selfie nas ruas do país.

O folheto da campanha (em russo) está disponível para download em formato PDF.