Categorias

GranitePhone: Empresa brasileira revela celular anti-espionagem

A empresa de segurança brasileira Sikur anunciou na Mobile World Congress o GranitePhone, seu mais novo dispositivo anti-espionagem.

O GranitePhone, previsto para chegar no terceiro trimestre de 2015, tem mensagens de texto, voz, chat em grupo, e comunicações por e-mail criptografados.

Segundo o COO da empresa, Leandro Coletti, ele também vem bloqueado para que nenhum software de fora possa ser instalado: “Você não pode mudar as regras, você não pode acessar a câmera, você não pode instalar aplicativos”, disse Coletti na MWC.

granitephone-seguranca-smartphone

Como assim, um smartphone sem câmera? Infelizmente, para fugir da espionagem, parece que você terá que abrir mão de alguns recursos sim.

Para evitar que os dados transmitidos sejam interceptados, os aparelhos rodam um Android completamente modificado que exclui recursos populares como câmera e o sistema de GPS. “Quando você pensa em produto, nosso primeiro foco é segurança, depois a usabilidade e então a mobilidade”, explicou Coletti,

O hardware finalizado rodará um processador Snapdragon, terá uma tela de 5 polegadas e pelo menos 2 GB de RAM, disse a empresa. Sikur também está trabalhando em um navegador seguro e uma loja de aplicativos.

A ideia de smartphones criptografados e completamente seguros começou a crescer há dois anos atrás, quando Edward Snowden revelou segredos sobre a NSA, incluindo uma espionagem das ligações feitas pela predisente Dilma Rousseff.