Categorias

Grupo Anonymous teria atacado site da polícia espanhola

Grupo Anonymous
O acesso ao site da Polícia Nacional espanhola foi bloqueado durante mais de uma hora na noite deste sábado, em um ataque do grupo hacker Anonymous. A informação foi publicada hoje pelo jornal El Mundo em sua página na web.

O site do jornal destacou que o grupo havia avisado à polícia em um comunicado dizendo ter planos de bloquear o site em algum momento do sábado, depois da detenção de três supostos responsáveis pelo grupo na Espanha. O site da polícia ficou fora do ar por mais de uma hora a partir das 23h30 (na Espanha).

Um porta-voz da polícia disse que o acesso ao www.policia.es ficou bloqueado até pelo menos 2h da manhã deste domingo, mas que a causa do bloqueio ainda estava sendo investigada. “Isto costuma acontecer quando muita gente tenta acessar a web“, disse. “Estamos investigando o que aconteceu, não posso confirmar que tenha sido o Anonymous“, acrescentou.

Os três detidos em Almeria, Barcelona e Alicante eram experts em informática e administradores de um chat cujo servidor estava em uma casa em Gijón, a partir de onde coordenavam e executavam ataques a sites governamentais, financeiros ou empreariais de todo o mundo, disse a Polícia Nacional em uma coletiva de imprensa, segundo a agência Reuters.

Se atribui ao grupo Anonymous a coordenação dos ataques aos sites da rede Playstation da Sony, dos bancos espanhóis, do grupo de energia italiano ENEL e dos governos do Egito, Argélia, Líbia, Irã, Chile, Colômbia e Nova Zelândia.

O Anonymous respondeu à prisão dos três supostos integrantes com ameaças de represália: “Somos uma legião, esperaremos“, disse o grupo no Twitter.

Com informações de Terra.