Categorias

Hackers invadiram a rede da Casa Branca

Nem Barack Obama e seus funcionários estão protegidos da ação de hackers. Um integrante do governo dos Estados Unidos revelou ao The New York Times que invasores tiveram acesso não-autorizado a uma das redes de alta segurança da Casa Branca.

Segundo a reportagem, sistemas utilizados pela equipe senior do Presidente foram comprometidos pela invasão. A brecha de segurança levou à interrupção de serviços para que medidas fossem tomadas tão logo a atividade suspeita foi detectada.

Aparentemente, a ação dos hackers não visava sabotagem ou furto de dados, mas foi uma tentativa de mapear e espionar uma das várias redes internas do Governo americano.

De acordo com outro jornal, o The Washington Post, a ação pode ter sido orquestrada de dentro da Rússia. Hackers russos já foram identificados como responsáveis por uma brecha similar em 2008, quando redes secretas do Exército americano foram invadidas.

Em um comunicado oficial, a Casa Branca afirmou que “certamente uma variedade de agentes descobriu em nossas redes alvos atraentes e buscaram acesso a informações confidenciais. Nós ainda estamos avaliando a atividade detectada”.

No momento, o FBI, o Serviço Secreto e a NSA estão trabalhando em conjunto para investigar a falha de segurança.