Categorias

HBO vai abandonar a TV a cabo na Espanha e transmitir somente por streaming

A HBO está adotando uma iniciativa pioneira e ousada na Espanha: abandonar a TV a cabo e passar a transmitir sua programação somente através de seu próprio serviço de streaming.

O novo serviço deve estrear no país até o final do ano e a emissora garante que assim que acabar seus contratos atuais com as operadoras de TV a cabo, eles não serão renovados.

Assim, a partir de 2017, a única forma do público espanhol continuar assistindo séries como Game of Thrones ou Silicon Valley será assinando o serviço da HBO através da Internet. Em entrevista, o CEO do canal, Richard Plepler, não escondeu o principal motivador da mudança: “nós seguimos o dinheiro. Nós estamos nos posicionando onde achamos que os maiores lucros estão”.

A Espanha não foi escolhida por acaso para a experiência da HBO. O país tem uma forte presença da banda larga doméstica, assim como uma elevada taxa de pirataria: com a estratégia, o canal pretende aproveitar o potencial daquele enquanto minimiza o impacto desse.

A opção de transmitir sua programação por streaming já vem sendo implementada pela HBO em outros países. O serviço HBO Go oferece a alternativa para a audiência norte-americana, mas soluções similares também estão disponíveis nos países escandinavos e na Colômbia, e o canal pretende estender a oferta para outros países da América Latina no futuro próximo.

Simon Sutton, presidente de distribuição internacional de conteúdo da HBO, garante que a Espanha é apenas o início de uma guinada nos métodos de distribuição do canal. Sem citar nomes de outros países, ele afirma: “A Espanha não será a última”.