Dois dias depois de um drone entregar cocaína em um presídio paulistano, novamente um veículo aéreo controlado remotamente foi usado da mesma forma. Desta vez, o caso aconteceu na Austrália e seu suposto operador foi detido pela polícia.
Na tarde de Domingo, a polícia de Melbourne identificou um drone de quatro rotores “pairando nas proximidades de um presídio”, de acordo com o relatório oficial. O robô carregava uma pequena quantidade de drogas e provavelmente estava se preparando para fazer uma entrega.
Um homem foi detido e acusado de posse de substância que provoca dependência e tentativa de ofensa indiciável. Pelas leis da Austrália, o suspeito foi liberado sob fiança e deverá comparecer perante a corte em uma semana.
Recentemente, o parlamento australiano elaborou uma mesa-redonda para debater a legislação que deve reger o uso de drones no país. O próprio representante da Associação Nacional de Operadores Certificados de Veículos Não-Tripulados, Brad Mason, admitiu que há uma grande quantidade de atividades ilegais envolvendo drones atualmente. Segundo Mason, a disponbilidade dos drones permite que qualquer pessoa compre e opere um destes aparelhos.