Categorias

Hoverboards são banidos do transporte público em Nova York

Hoverboards parecem mesmo ser um gadget que estão trazendo mais problemas do que seus fabricantes esperavam e agora os aparelhos estão proibidos de serem utilizados em trens, metrô e ônibus da rede pública de Nova York, incluindo plataformas de acesso.

A determinação foi feita pela Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, em inglês), já está valendo e virá acompanhada de uma campanha para conscientizar os usuários da proibição.

Apesar dos hoverboards também serem enquadrados na lista de veículos pessoais com rodas que já são banidos no transporte público, como skates e bicicletas, o principal motivo da proibição é outro. Para o chefe de segurança da MTA David Mayer, a explicação é muito simples: “nós também estamos preocupados com o risco de segurança de se trazer um dispositivo que apresenta risco de incêndio para espaços confinados como trens e ônibus”.

As autoridades ainda investigam o surto de incêndios espontâneos das baterias de diversos fabricantes de hoverboards. Um deles foi capturado ao vivo por um YouTuber no mês passado. Por causa dos riscos apresentados, os aparelhos já foram proibidos no interior de Universidades, bancos, estádios de futebol e empresas aéreas.

A MTA afirma ter pautado sua decisão em um estudo oficial que comprovou que 80% dos modelos de hoverboards à venda no mercado utilizam baterias de lithium-ion que não foram certificadas adequadamente e apresentam risco ao usuário e à coletividade.