Categorias

HTML 5 está pronto!

HTML 5: rumo ao futuro!
O W3C (World Wide Web Consortium) anunciou na última segunda-feira a publicação completa das definições do HTML 5 assim como do Canvas 2D. O próximo passo da entidade será diminuir a fragmentação do suporte nos navegadores e estudar novas funcionalidades para o HTML 5.1.

De acordo com o W3C, agora os desenvolvedores web e os desenvolvedores de navegadores tem “uma meta estável para implantação e planejamento”. Em declaração, o CEO Jeff Jaffe, prevê uma internet muito mais universal do que aquela que existe agora e prevê que “desenvolvedores saberão que habilidades cultivar para atingir smartphones, carros, televisores, ebooks, sinais digitais e dispositivos ainda não conhecidos”.

Uma das principais barreiras para a adoção maciça do HTML 5 ainda está nos navegadores. Todos os esforços do W3C estão agora em reforçar a padronização e testar a interoperabilidade para ter certeza de que a implementação seja homogênea entre “navegadores, ferramentas de autoria, clientes de email, servidores, sistemas de gerenciamento de conteúdo e outras ferramentas da Web”.

Uma recomendação para o HTML 5 estará pronta somente em 2014. Neste meio tempo, o W3C também irá estudar extensões para a especificação.