Categorias

Huawei apresenta tablet com Android 3.2

Tablet
A fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei apresentou hoje (20/6) seu tablet de sete polegadas com a versão 3.2 do sistema operacional Android. Já estão planejadas as vendas nas Américas, Ásia e alguns países da Europa a partir de setembro.

O MediaPad é o primeiro tablet a usar a versão 3.2 do Android. As versões 3.0 e 3.1 foram feitas para tablets de 10 polegadas, de acordo com o diretor de marketing de dispositivos da Huawei, Victor Xu. “Entretanto, o Android 3.2 foi especificamente projetado para funcionar no tablet de 7 polegadas”.

O diretor de vendas e operações da Google’s Greater China, Keven Tang, também participou do anúncio. “Com a mais nova tecnologia da Google, o MediaPad vai acrescentar muito à experiência do usuários e mais escolhas ao consumidor”, disse.

A Huawei se recusou a revelar o preço do novo dispositivo. Mas a empresa afirma que o MediaPad será vendido tanto pelas operadoras de telecomunicações, como por lojas comuns.

O tablet tem 10,5 mm de espessura e pesa 390 gramas. Contrastando com o iPad 2, que tem 8,8mm de espessura e 613 gramas.

A configuração do MediaPad inclui processador Qualcomm dual-core DE 12 Ghz, câmeras de 5 e 1.3 megapixels, para vídeo-conferências, e uma saída HDMI. O aparelho pode reproduzir vídeo em alta definição de até 1080p.

Apesar de a Huawei não ser conhecida no mercado de tablets, a empresa está tentando aumentar sua presença no mercado de dispositivos móveis. A companhia já produz celulares vendidos por meio de operadoras.

No ano passado, a Huawei lançou outro tablet em alguns países, o Ideos S7, que funciona com Android 2.1 e custa entre $300 e $400.

A intenção da Huawei com o MediaPad é competir com a Apple, Samsung e Motorola.

A Apple tem a maior parcela no mercado de tablets, com o iPad figurando em 83% das vendas deste segmento no ano passado, de acordo com uma pesquisa da Gartner. A previsão para 2011 é que, com a entrada de rivais no mercado, a fatia da Apple caia para 67%. A Gartner afirmou esperar que a parcela dos tablets com Android suba 21,9%.

Com informações de Computerworld/EUA.