Mesmo com muitos países ainda nem tendo testado a 4G, a Huawei divulgou uma nota declarando que pretende introduzir no mercado a tecnologia móvel de quinta geração. Supostamente, a rede será até cem vezes mais rápida que a 4G.
Antes mesmo da 4G estar disponível comercialmente na China, a Huawei afirmou que contratou centenas de engenheiros para desenvolver a tecnologia de quinta geração e ela deve chegar no mercado até 2020.
De acordo com Ken Hu, vice-presidente da fabricante chinesa, a adoção do 5G significará uma banda larga móvel com velocidades de até 10 gigabytes, ou 100 vezes mais rápidas que a 4G, a qual oferece conexões de até 100 megabytes, três vezes mais rápidas que a tecnologia de terceira geração, que a precedeu.
China Mobile, a maior operadora de telefonia móvel do mundo, está realizando testes de rede 4G no país com licenças comerciais previstas para o fim do ano. Atualmente, existem cerca de 200 redes 4G em operação espalhadas em 75 países, com mais 200 em andamento ou planejadas.