O projeto Humble Bundle divulgou hoje que atingiu a marca de 50 milhões de dólares doados para a caridade desde sua fundação em 2010. Mais de 50 ONGs foram beneficiadas com o dinheiro levantado.
O Humble Bundle nasceu como uma iniciativa onde desenvolvedores de jogos independentes poderiam reunir seus títulos, oferecê-los pelo valor que o comprador desejasse pagar e onde o comprador também pudesse determinar o porcentual desse valor que seria repartido entre criadores, instituições de caridade e a administração do próprio Humble Bundle.
O primeiro Humble Indie Bundle arrecadou mais de um milhão de dólares em apenas 11 dias e inspirou uma febre de pacotes de jogos independentes nos anos seguintes. Com o tempo, o projeto ganhou a adesão de grandes produtoras de jogos e se expandiu também para ofertas semanais, pacotes de histórias em quadrinhos, ebooks, músicas, jogos para dispositivos móveis e até uma loja de venda de jogos digitais.
A marca de 50 milhões diz respeito apenas à fatia destinada às obras de caridade, porcentual definido pela própria comunidade de compradores. Entre as ONGs beneficiadas pelo projeto estão algumas focadas em preservação ambiental, saúde em países subdesenvolvidos, pesquisa para tratamento de doenças como câncer e AIDS e combate à desnutrição infantil.
Assista abaixo o vídeo produzido em agradecimento a todos que acreditaram no projeto e contribuíram com as doações:
O mais bem-sucedido Bundle na história do projeto foi patrocinado pela EA Games em Agosto de 2013 e era composto por grandes títulos como Dead Space, Mirror’s Edge, Crysis 2 e outros. Sozinho, levantou cerca de 10 milhões de dólares no total. De acordo com John Graham, um dos fundadores do Humble Bundle, cada uma das cinco organizações solidárias contempladas pelo Origin Bundle recebeu um cheque de mais de um milhão de dólares na época.