Categorias

IBM pode demitir 100 mil funcionários a partir desta semana

Segundo a revista Forbes, a IBM poderá começar essa semana um processo de reestruturação que irá demitir 100 mil funcionários. A onda de demissões irá afetar todas as unidades da empresa ao redor do mundo.

Batizado de Projeto Chrome, a iniciativa irá reduzir em 25% a força de trabalho de IBM, na maior reorganização de sua história. A antiga gigante da tecnologia teria perdido flexibilidade e competitividade e não estaria conseguindo acompanhar o ritmo das mudanças do cenário. Na semana passada, a empresa reportou seu 11º trimestre consecutivo de queda de faturamento.

De acordo com Robert Cringely, da Forbes, um em cada quatro funcionários da IBM receberá um telefonema de seus gerentes informando sobre o desligamento, seguido de um “pacote com a papelada” horas depois. O analista acredita que o Projeto Chrome não atingirá seus objetivos, traumatizará a empresa e iniciará uma crise: “com menos pessoal e funções se modificando, questões com as quais a IBM tem obrigações contratuais de resolver com seus clientes começarão a ser negligenciadas”.

Cringely recomenda cautela para clientes da IBM e alternativas para seguir mantendo suas operações funcionando nos próximos meses. Ainda de acordo com o especialista, Projeto Chrome teria apenas efeito cosmético para que a IBM pareça mais ágil para seus investidores.

Atualização (29/01): Após alguns dias, o blog oficial da IBM Hong Kong negou o rumor, afirmando que a empresa geralmente “não comenta sobre rumores ou especulações” mas que abre uma exceção “quando a especulação é estúpida”. Confira toda a explicação da IBM aqui.