Categorias

IDC alerta que 2013 foi o pior ano para os PCs e vai continuar ruim em 2014

Segundo um relatório publicado pelo instituto de pesquisas IDC, 2013 foi o pior ano para os PCs até agora, com queda de 10.1% no volume de unidades fabricadas. “De longe, a mais severa contração anual registrada”, conclui pesquisadores. E a situação não será melhor em 2014.

As previsões iniciais do IDC para este ano eram de uma queda de 9,7%, mas o resultado foi ainda pior. De acordo com os analistas, a ascensão do mercado de tablets motivou os consumidores a reduzir a aquisição de novos computadores de mesa e laptops. Entre os consumidores comuns, a queda na compra de PCs foi de 15% em relação ao ano passado.

Mais uma vez o mercado foi salvo pelo volume de unidades destinadas às empresas. No mercado empresarial, a queda foi de apenas 5%. Mas o relatório aponta que 2013 foi um ano excepcional para este mercado, uma vez que uma grande quantidade empresas está trocando seus computadores em virtude do encerramento ao suporte do Windows XP no próximo ano.

Segundo o relatório, a produção de PCs continuará sofrendo quedas até 2017, quando deverá se voltar a crescer. Entretanto, os analistas garantem que não voltará a atingir os patamares anteriores a 2008.